18/08/2023 às 19:44 Maternidade

O maior desafia da maternidade se educar para educar.

19
3min de leitura

O maior desafio da maternidade se educar para educar.


Educação sempre foi o meu maior medo, principalmente porque fui educada a base do medo e a violência que infelizmente no tempo dos nossos pais era a forma correta de educar. Mas hoje sabemos e os estudo nos provam que a violência não educa pelo contrario machuca muito. Então o nosso maior desafio é com certeza no educar para esquecer os velhos ditados e a nossa educação.

Educar os filhos certamente é um desafio, mas também uma jornada recompensadora. Aqui estão algumas dicas para enfrentar esse desafio com sucesso:


CONHECIMENTO: Pesquise, estude e busque muito conhecimento a cada fase do seu filho, se coloque no lugar dele sempre. Esteja aberta a aprender e buscar recursos que possam ajudá-la a enfrentar os desafios da educação. Participe de grupos de apoio, leia livros sobre educação infantil e busque orientação de profissionais, se necessário.

 Eu sempre penso.. e se fosse um adulto como eu o trataria? Se você ver um adulto chorando? O que faria? Diria para parar de chorar? Brigaria com ele? Ou você iria acolher e tentar ajudar? Essa regra ajuda muito independente do seu conhecimento.

O maior exemplo, uma criança quando vê qualquer pessoa chorando. O que ela faz? Acolhe sempre... precisamos aprender com as crianças.


OUÇA: Sempre ouça seu filho de valor para seus sentimentos, dúvidas isso muda tudo no seu relacionamento com ele. Encoraje-os a expressar seus sentimentos e opiniões. Depois converse. Construa uma relação de confiança com seus filhos, onde eles sintam-se à vontade para compartilhar suas experiências, medos e sucessos. Isso ajudará na comunicação e na construção de um ambiente familiar seguro.


SEJA EXEMPLO: Lembre-se de que seus filhos aprendem principalmente observando suas ações. Seja um modelo positivo, demonstre comportamentos e valores que deseja que eles adotem. Seu filho irá fazer o que você faz e não que você fala sempre lembre disso.

AUTONOMIA: Permita que seus filhos tomem decisões apropriadas para sua idade e os encoraje a assumir responsabilidades gradativamente. Isso ajudará a desenvolver sua confiança e habilidades de tomada de decisão. A criança se sente importante ao participar das atividades do dia a dia, comece desde cedo por volta dos 2 anos, lembre de sempre elogiar mesmo que tenha feito só mais bagunça. E Lembre você também um dia teve que aprender tudo...e tenha paciência.

SEJA PRESENTE: Dedique tempo de qualidade para estar presente na vida dos seus filhos. Reserve momentos para brincar, conversar, ler juntos e participar das atividades deles. Demonstre interesse genuíno por suas experiências e conquistas. Tenha certeza que seu filho prefere brincar com você do que ganhar presentes caros. No tempo que passarem juntos tente não usar eletrônicos e principiante o celular, dedique-se totalmente ao seu filho, se conseguir todos os dias melhor e tenha certeza que será o melhor investimento da sua vida.

IMPORTANTE: Trabalhe em você seus traumas e não passe para seu filho os seus traumas. Exemplo. Garfo na mão de criança fura olho... não pode caminhar com o garfo na mão... Diga sempre o que a criança pode fazer, isso é logico, se ficar dizendo o tempo todo ..não faz isso .. não faz aquilo a criança fica perdida e não sabe o que ela realmente pode fazer e faz o que não pode... parece bobo, mas 99% da população faz isso e nãos se dá conta. Lembre sempre você é o adulto que sabe lidar com você (deveria saber) a criança ainda não sabe e precisamos ajudar.



Lembre-se de que cada criança é única, e não há uma abordagem única que funcione para todos. A educação dos filhos é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Esteja disposta a crescer junto com seus filhos e a aprender com os desafios que surgirem ao longo do caminho.


Texto Alissa Stepien

18 Ago 2023

O maior desafia da maternidade se educar para educar.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

27 de Dez de 2023

Ensaio New Born - Agora no conforto da sua casa.

30 de Ago de 2023

Eu posso não ter mais a aprovação do mundo todo sobre o meu maternar por Talita Ramos.

24 de Ago de 2023

Ser uma mãe solo, especialmente nos dias de hoje, pode ser desafiador e demandar uma incrível força interior.

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp